Se é verdade que nada dá errado, o que não dá certo, é o quê?
- drahebe
- 28 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Você sabe como lidar com as coisas
que não acontecem
do jeito que a gente gostaria?
Se tem um ditado popular que nós gostamos, é que “Nada é em vão: o que não é bênção, é lição!”
Ou seja: nada dá errado na vida, porque mesmo o que parece que não deu certo, vai servir para nós aprendermos alguma coisa...
Mas, na prática, como entender e lidar com o que não é bênção, ou seja, com o que não acontece do jeito que a gente imaginou – ou quer, ou gostaria?
O que fazer com aquelas coisas que nos contrariam e nos causam frustração?
É possível tirar proveito do que, aparentemente, não deu certo, mesmo que o mais comum seja, especialmente no primeiro momento, a gente achar que, se alguma coisa não sai como a gente espera, é porque deu errado e não dá mais pra fazer nada, a não ser se abater...
Então, que tal aprender como realmente lidar bem com as decepções e frustrações da vida, principalmente, porque elas são beeem frequentes, não é mesmo?
Sempre que a gente começa alguma coisa, pede algo diferente a alguém ou sonha com algo novo, a primeira resposta que vem é, na maioria das vezes, um não.
E, não é por acaso: se tudo o que a gente quisesse, já desse certo de primeira, o que é que nós teríamos que conquistar?
Se você começa algo diferente, é provável que não tenha, ainda, nem o conhecimento nem tenha desenvolvido as características necessárias para conquistar o que deseja. Por exemplo, se você quer tocar bem um piano, logo no começo ainda não tem os músculos da mão treinados para alcançar as notas e nem a velocidade para tocar.
O mesmo vale se você quer ser um empresário e nunca teve uma empresa...
Sempre que a gente pede algo diferente a alguém, o mais provável é que essa pessoa responda não. Porque, como ela não está acostumada – ou preparada – ela tende a, automaticamente, recusar. Não é assim com você também?
E quando a gente sonha com algo novo, então?
Não tem nada pronto: ainda não tem experiência, recursos, estrutura...
Entender as negativas, os nãos, as dificuldades da vida, como desafios e não como como derrotas, nos permite usar cada situação dessas como uma oportunidade para crescer.
Quando a gente não consegue alguma coisa, logo de cara, isso pode ser um estímulo pra gente buscar mais conhecimento. Ou, às vezes, a pressão é uma forma da gente despertar recursos de dentro de nós que, de outra maneira ficariam adormecidos. E, também, às vezes, o que parece que deu errado, nos mostra outro caminho e nos redireciona para um lugar melhor.
É claro que, qualquer pessoa normal, em um primeiro momento, tende a se abater, se apavorar ou se revoltar, quando parece que tudo deu errado. O que vem primeiro, normalmente, é a emoção e não a razão. Mas, se a gente parar pra pensar e começar a agir, de acordo com essa forma, isso muda a nossa vida.
É no processo de transformar o não em sim que a vida nos guia para nos transformarmos em quem nós nascemos para ser.
Bjs e até a próxima!
Comments